Minha visão da Fé



Diante de todas as coisas que precisamos aprender na vida, não há lição mais difícil do que aprender a ter a verdadeira fé. Lendo algo assim, talvez muitas pessoas possam dizer até de uma forma indignada, que elas têm fé sim, e que não há dúvidas sobre isso.


A maioria dos fervorosos que propagam aos quatro cantos do mundo o poder de sua fé, alguns passarão pela vida sem conhecer a dor de se ter fé de verdade. Sim! A verdadeira fé machuca o peito do homem que só acredita em algo que pode tocar com as próprias mãos ou testemunhar com a luz de seus olhos.


Para mim, a verdadeira fé é pedir a Deus que seja feita a vontade dele em minha vida e acreditar de tal forma, que as angústias que os sonhos me trazem, não apertem mais o meu peito, mas que apenas me faça lembrar que a espera pelas conquistas que desejo ter na vida é fruto não só do que mereço, mas também do que preciso e que apenas Deus possui esse imensurável conhecimento.


Para mim, a verdadeira fé, é reconhecer os meus erros, temer os castigos, porém maior que o temor é a certeza de que Deus em sua infinita misericórdia, reconhecendo as razões do meu coração, as fraquezas da minha alma, as dúvidas da minha mente, será capaz de perdoar e me ensinar também através da formação de uma nova consciência e não apenas através da dor.


Para mim, a verdadeira fé, é se ver merecedor de cicatrizes mas ao mesmo tempo ter a absoluta convicção de que o Pai irá proteger meu corpo, mantendo-o são, enquanto caminho por entre roseirais onde flores e espinhos se confundem acariciando a pele e marcando a alma.


Para mim, a verdadeira fé é se sentir protegido entre inimigos, não apenas acreditando que Deus está comigo, mas sentindo sua presença de tal forma que me cause tristeza perceber, não minha vitória, mas a derrota certa dos que me espreitam e que quase sempre não aprendem nada com isso.


Para mim, a verdadeira fé não questiona a demora, a forma. As vezes sentimos o peito apertar como reflexo de uma ansiedade, a mesma que abala o sentido da verdadeira fé quando em algum momento de fraqueza tememos o futuro, ou quando temos pressa.


Para mim, a verdadeira fé não se conquista sem a experiência de se sentir só, de se sentir perdido, sem saída, a beira do abismo e é exatamente nos momentos mais difíceis que a fé machuca. Pois é aí que precisamos levar em conta que a nossa interpretação para os fatos da vida nem sempre será compatível com as intenções divinas, e nesse instante, olhar para dentro de si, respirar profundo e pensar que Deus sabe o que é melhor pra mim e quando, aquilo que me pertence será realmente meu, compreender que o sofrimento as vezes é um mal necessário e manter a tranqüilidade da esperança, demonstra a verdadeira, a mais difícil, dolorosa, resignada, porém incrivelmente recompensadora FÉ.


Gil Façanha

Comentários

Postagens mais visitadas